• Ailton Segura

Coleta seletiva deverá ser lei para os municípios


Webinar sobre reciclagem e educação ambiental

Após 15 anos de atividade, João Luiz não tem dúvidas: as cidades devem ter leis que tornem a coleta seletiva obrigatória, a partir da geração do resíduo. Só assim, na opinião dele, o Estado terá volume para não ter que exportar o lixo e poderá processá-lo industrialmente em Mato Grosso, ampliando a geração de renda e recolhendo mais impostos. Joao Luiz é diretor presidente da Canaã Norte, empresa que atende 19 municípios no Estado e figura entre as 10% das empresas consideradas grandes entre cerca de 200 empresas que atuam em Mato Grosso.


Com a coleta seletiva o volume do trabalho dos catadores poderá aumentar e as empresas poderão até pensar no processamento do material aqui no Estado. Isto fará com que haja maior renda para os catadores e para 90% das empresas pequenas, que funcionam geralmente com mão de obra familiar. “Quando comecei fazia a catação de papelão pela manhã e à tarde trabalhava na prensa. Hoje a família do catador se envolve no processo, o marido vai atrás do resíduo e a mulher e filhos fazem o trabalho de prensagem”, relatou.

Para ampliar seu negócio João Luiz relata que até contratou advogados para instruir os catadores a se transformarem em Associações ou a montar cooperativas. E até hoje cede máquinas para os parceiros processarem papelão, vidro, latinhas de cerveja,,,


Com o Plano Estadual de Saneamento Básico organizando o trabalho, o Estado poderá, inclusive criar indústrias que processem o material recolhido pelos cerca de 3 mil catadores o que rende em torno de R$ 10 milhões ao ano, conforme informou. Com a obrigatoriedade dos municípios de implantarem a coleta seletiva poderá haver uma regularidade da coleta seletiva. Atualmente apenas 3% dos resíduos do Estado são coletados para a reciclagem e em sua maioria são os materiais mais valorizados, como garrafas pet e alumínio.


#residuosidos #reciclagem #ambiente

10 visualizações0 comentário

@2020 - Todos os Direitos Reservados - Jornal do Boa - From WWEB Digital