Fotografo: Montagem jornal do Boa
...
Mario Fernandes, russo-brasileiro. No destaque, Wladimir Putin.

 
 
 
 
O Brasileiro Mario Fernandes foi o primeiro jogador de futebol brasileiro vitorioso na Copa de 2018. Naturalizado russo ele é lateral-direito da seleção da Rússia que meteu uma goleada na Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo de 2018. Com o resultado, a Rússia lidera o Grupo A, com 3 pontos, e a Arábia Saudita é lanterna, sem nenhum ponto e saldo de 5 gols negativos. Uruguai e Egito enfrentam-se amanhã, no outro jogo do grupo pela primeira rodada da Copa do Mundo. O Brasil só entra em campo no domingo, contra a seleção da Suíça.
 
Abertura 
O show de abertura reuniu  a cultura pop mundial com a tradição russa, chefes de governo da antiga União Soviética e os presidentes do Paraguai, Panama e Bolívia. Outro brasileiro, Ronaldinho Fenômeno também participou, representando como o símbolo dos atletas que disputam os jogos. Pelé, com problemas de Saúde não foi. 
A Rússia enfrenta problemas políticos com o mundo ocidental e foi boicotada pelos países europeus. Para a imprensa local, o vice-primeiro-ministro, Vitaly Mutko, considerou que a presença das autoridades estrangeiras era uma "prova que a tentativa de boicote não funcionou".
Wladimir Putin, no seu discurso de abertura  para um estádio lotado, mandou um recado político aos países do ocidente que há quatro anos mantêm embargos à Russia. Fez questão de afirmar que a Rússia  "país aberto e amistoso e desejou que o torneio seja usado para "criar novos amigos e compartilhar valores", numa mensagem interpretada como um recado político.
Os jornais locais saudaram a conclusão das obras da Copa, inclusive a modernização dos estádios e as operações de segurança como as principais vitórias conquistada até agora
 
 
Veja os próximos jogos