Fotografo: Ailton Segura
...
Edna lançou sua pré-candidatura apoiada pela militância do PT

 

 
 
 
A professora Edna Sampaio foi aclamada como a pré-candidata ao governo de Mato Grosso durante a reunião da Comissao Executiva Ampliada do PT que lançou a pré-candidatura de Lula à presidência da República. A decisão ainda precisa ser confirmada em julho, quando o Encontro Estadual do partido irá definir, por meio de delegados os candidatos para as eleições de outubro. 
 
A escolha de uma mulher, negra e envolvida com os movimentos sociais bate de frente com a vontade dos dirigentes que negociam uma coligação com a candidatura de Wellington Fagundes. O nome de Edna Sampaio foi indicado após os professores Domingos Sávio e Willian Sampaio, terem retirados suas pretensões de disputarem as eleições ao governo. Os dois haviam sido apontados como possíveis candidatos num processo que surgiu na base do partido para o lançamento de candidatura própria. 
 
Apesar do apoio da Comissão Executiva Estadual Fagundes é considerado um golpista, por ter votado pelo impeachment de Dilma Rousseff e a favor das políticas que surgiram após o golpe. Fagundes foi eleito ao senado numa coligação que teve, entre outros partidos, o PT.
 
Preparada
 
Edna Sampaio é Doutora em Ciências Sociais e professora da UNEMAT desde 1994, trabalhou como Gestora Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral de MT possui ampla experiência técnica nas áreas de Governo, Políticas Públicas e Planejamento Governamental. Seus estudos estão voltados para as condições de acesso de estudantes de classes populares na UNEMAT, Direitos Humanos, Governo, Políticas Públicas e Planejamento Governamental, com enfoque para a questão da desigualdade social e educação na agenda das Políticas Públicas.
 
Pré - Campanha de Lula
 
 
Lula, que repete em Mato Grosso os índices da pesquisa nacional que o coloca com 37% dos votos, já tem sua pre-campanha na rua desde o dia 8 de junho, quiando foi lançado pelo Diretório Nacional, em um ato público em Belo Horizonte. Ele deverá alavancar as candidaturas a deputados estaduais e federais e a candidatura de Enelinda Escala, indicada para concorrer ao senado pela chapa petista.