Fotografo: Luiz Alves
...
Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) com o apoio da Polícia Militar estiveram no local para acompanhar a demolição

 
 
 
A Prefeitura de Cuiabá cumpriu uma decisão judicial proferida pela Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA)), para demolição de um muro no prolongamento da Rua Monsenhor Trebaure, centro-norte, que dá acesso as avenidas Marechal Deodoro e Comandante Costa, construído irregularmente sobre via pública.
 
Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), com o apoio da Polícia Militar estiveram no local para acompanhar a demolição.
 
De acordo com o secretário da pasta, Leovaldo Sales, o fechamento de vias públicas sem autorização do município se apresenta como conduta contrária ao ordenamento jurídico, em especial por privar o livre acesso e trânsito da população aos logradouros públicos.
 
“A prefeitura devolve para os moradores da região um bem público que durante um ano por resistência, privou os munícipes de utilizarem a rua, causando inúmeros prejuízos, incomodo e insegurança para todos”, disse,
 
Com o fechamento parcial do logradouro o acesso dos cidadãos é impedido, o que conforme o juiz Rodrigo Curvo na ação civil pública "viola o direito de livre locomoção da coletividade, que não pode ser limitado pela ingerência de particulares".
 
Ainda segundo o magistrado, a construção de muro inviabiliza a livre circulação no local, afrontando principalmente o ordenamento jurídico urbano do bairro.