Fotografo: Divulgação
...
Numa das competições, 250 atletas disputaram futsal, voleibol, handebol, vôlei de Areia, salto em distância e lançamento de dardo

 
 
 
Os jogos escolares movimentaram escolas rurais estaduais com diversas competições envolvendo prêmios e integração entre unidades escolares próximas. Em Tangará da Serra (239 km de Cuiabá), mais de 400 alunos fizeram a alegria dos 2º Jogos Escolares das Escolas do Campo, na região do Assentamento Antônio Conselheiro.
 
Participaram quatro escolas do campo – EEs Cláudio Aparecido Paro, Petrônio Portela, Marechal Rondon e Reinaldo Dutra Vilarinho que sediou o evento. A atividade esportiva ocorreu na última quinta-feira (29.08).
 
Os jogos, realizados em comemoração ao dia do estudante, ocorreram o dia todo, das 8 horas até às 18 horas, sendo entregues as medalhas, no encerramento. Os alunos e profissionais da educação tiveram café da manhã, almoço e lanche da tarde.
 
Segundo o diretor da EE Marechal Rondon, João Paulo da Silva, a competição foi realizada na modalidade de futsal, tanto masculino como feminino. Os times foram organizados em três categorias: 6º e 7º ano; 8º e 9º ano e ensino médio.
 
Para um dos participantes, o estudante Gabriel Dias dos Santos, do 9º ano, os jogos foram os melhores possíveis. Além de campeão na categoria, saiu como artilheiro do evento.
 
“Nossa escola ganhou e ganhou bem, pois saímos em primeiro lugar. A organização estava ótima, muitos professores participando e dando toda a atenção. A quadra também é ótima”, avalia.
 
A 1ª edição dos Jogos escolares ocorreu em 2017, na EE. Claudio Paro com a participação apenas quatro escolas do campo: a própria Claudio Paro, Petrônio Portella, Marechal Rondon e Ernesto Chê Guevara, todas de Tangará da Serra.  
 
Nova Canaã do Norte
 
 
Os 1º Jogos Escolares das escolas do campo de Nova Canaã do Norte (699 quilômetros ao norte da Capital), reuniram estudantes de cinco escolas, na última sexta-feira e sábado (30 e 31.08). Ao todo, 250 atletas estiveram presentes, disputando diversas modalidades - futsal, voleibol, handebol, vôlei de Areia, salto em distância, lançamento de dardo, nas categorias A, B, mirim e adulto.
 
Participaram as EEs Nova União e Ivone Borkowski de Lima, além das Escola Municipais São Manoel, Novo Paraiso e Ouro Branco.
 
Para o idealizador do evento, Diego Bazan, diretor da escola Estadual Nova União, a iniciativa tem como foco oportunizar aos estudantes do campo a prática esportiva, similar à que acontece nas escolas urbanas, assim como também promover a socialização e o fortalecimento dos laços de amizades entre as escolas.
 
“Organizar e participar dos jogos foi uma experiência incrível. É muito bom ver a interação dos estudantes, dos profissionais da educação e da comunidade. A quadra e o pátio da escola estavam sempre cheios. Em jogos ‘normais’, apenas estudantes competem”, assinala o diretor Claudemir Lourenção, Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima.