Fotografo: Jorge Pinho
...
Ações serão realizadas nos dias 4 e 5 de Julho e conta com participação de estudantes da rede pública.

 
 
 
Alunos de unidades educacionais da rede municipal de Educação realizam nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira), o dia D – Humanização sim! Bullying e Ciberbullying não! A ação faz parte da campanha ‘Sem plateia não tem bullying’, coordenada pela Prefeitura de Cuiabá, com o objetivo de prevenir e combater essa prática.
 
A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, falou sobre o dia D. “Nesses dois dias, nas unidades educacionais atendidas pelo Programa Escola da Inteligência, estaremos reforçando as discussões sobre o tema. O objetivo é a prevenção e, para isso, as escolas estarão desenvolvendo várias atividades para estimular a reflexão, a empatia e o respeito às diferenças”, destacou Edilene Machado.
 
Oito unidades educacionais estarão envolvidas, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Maria Tomich Monteiro da Silva (Ribeirão do Lipa), Maria Lucila da Silva Barros (Jardim Ubirajara), Floriano Bocheneki (Parque Atalaia), Jesus Criança (Nova Esperança), Pe. Raimundo Conceição Moreira da Cruz (Parque Cuiabá), Ana Tereza Arcos Krause (Jardim Industriário II) e Augusto Mário Vieira (Jardim Campo Verde).
 
As atividades envolvem aulas especiais, depoimentos, atividades culturais e outras.
 
‘Sem Plateia não tem bullying’
 
Uma série de iniciativas já foram e estão sendo realizadas dentro da campanha. As ações envolvem formação dos profissionais da educação em especial os professores mediadores, e orientação aos pais e alunos.
 
Umas das ações, a caminhada mirim, reuniu no último dia 29 de junho, no centro da Capital, mais de dois mil alunos de Cuiabá e Várzea Grande, e meninas atendidas pelo Projeto Siminina, para conscientizar a sociedade sobre o bullying.
 
Em setembro, acontecerá o fórum Pelas Emoções e Relações Virtuosas e Saudáveis que trará a Cuiabá a palestrante, Regina Shudo, pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino e integrante do Grupo Escola da Inteligência.