Fotografo: FABLICIO RODRIGUES
...
Reúne artigos e alimentos produzidos por artesãos independentes

 
 
 
Assembleia realiza a primeira exposição de artesanato e gastronomia “Participação Avulsa da Cuiabania”. Organizado pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) o evento visa abrir espaço para os profissionais de artesanato que atuam de forma independente. A feira tem início hoje (2) e prossegue até a sexta-feira (6), no saguão principal da sede do Parlamento.
 
“O espaço cultural da ALMT é aberto para toda sociedade e já se constitui numa importante plataforma de integração e também de divulgação da cultura e da arte mato-grossense. E esta exposição vem justamente para dar oportunidade aos profissionais que não estão inseridos em grupos organizados ou cooperativas de artesãos” destaca uma das responsáveis pela organização de eventos do IMPL Rosana Muller.
 
Ela explica que a feira atende a uma demanda da sociedade e os expositores fazem parte de uma lista, que vem sendo formada a um ano, de pessoas que procuraram a ALMT em busca de uma oportunidade de apresentarem o seu trabalho no espaço cultural da Casa. Ao todo, esta edição, conta com 20 participantes que trazem produtos que vão desde artesanatos até alimentos ligados à cultura regional. Alguns dos itens comercializados são: biojoias, laços e acessórios infantis, toalhas bordadas, jogos de cozinha, acessórios de linha e lã, bonecas, brigadeiros, biscoitos, entre outros. 
 
A feira conta com alguns artistas já consolidados como a designer de biojoias Rose Matias, que apresentou a sua arte e suas criações em 2 edições do São Paulo Fashion Week, e da Casa Cor do Rio de Janeiro. Ela avalia que ao dispor de espaços para divulgar artistas regionais e promover o artesanato local, a assembleia esta valorizando a riqueza natural e cultural de Cuiabá, pois muitos dos itens expostos são produzidos com matérias primas exclusivas daqui. “O artesanato tem um valor agregado muito grande por que muitas vezes associa a arte ao desejo de eternizar um momento ou homenagear alguém, personalizando de acordo com o desejo de quem encomenda. Quem não gosta de ter algo exclusivo que conta um pouco de si?”, destaca.
 
Espaço Cultural da ALMT - A disponibilização do espaço cultural da ALMT para exposições ou feiras é aberta para toda sociedade, grupos ou entidades culturais. Para realizar o evento é preciso procurar o instituto memória  para apresentar o projeto e verificar a disponibilidade de data.  O telefone de contato é o 3313-6938.