Fotografo: Sistema Socioeducativo
...
Nas 8 instituições do estado ao todo 98 adolescentes cumprem medidas socioeducativas.

 
 
 
Quatro adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas assistiram à partida entre Cuiabá e Ponte Preta pela série B do Brasileirão, na Arena Pantanal. Esta foi a primeira vez que os jovens, entre 16 e 17 anos de idade, que são internos do Complexo Pomeri, foram até o estádio ver uma partida de futebol.
 
Segundo a gerente do Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Internação Masculina), Marisol Malaguti, a atividade representa mais que um momento de lazer. “São novas possibilidades de inserção em espaços saudáveis, que estimulam mudança de comportamento. Atividades externas como esta fazem parte da socioeducação”, ressalta.
 
O Cuiabá não venceu o jogo, que terminou com placar de 3x1 para a Ponte Preta, mas para os adolescentes internos representou uma vitória importante no processo de reinserção. “Eles se sentem "livres", sentem de novo como é serem adolescentes que estão inseridos na sociedade e, ainda, em espaços diferentes do que eles vivenciam na rotina atual”, acrescenta Marisol Malaguti.
 
Os adolescentes internos assistiram ao jogo acompanhados por agentes do sistema socioeducativo. De acordo com o superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, as atividades externas são muito importantes. “A gestão tem oportunizado isso, uma vez que são iniciativas que contribuem bastante com o processo socioeducativo”.
 
Mato Grosso possui atualmente 98 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, nas oito unidades distribuídas pelo estado: Cuiabá (3), Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Sinop e Lucas do Rio Verde.